Home » Sala de Imprensa » Novo Honda Accord: eficiência e sofisticação

Novo Honda Accord: eficiência e sofisticação

A nona geração do Honda Accord chega ainda mais refinada, aliando sua marca de valor à nova tecnologia e visual sofisticado

Publicado em 28/06/2013

‹‹ Voltar

thumb_28062013-li7a3670c.jpg

Um projeto que une alta tecnologia, desempenho espetacular e nível máximo no quesito refinamento: esse é o Novo Honda Accord, que chega ao Brasil a partir de julho, importado dos Estados Unidos. A nona geração do sedã apresenta um estilo que encontra o perfeito equilíbrio entre o esportivo e o sofisticado.

Completamente redesenhado, com engenharia diferenciada, componentes eletrônicos e itens de segurança que combinam com a credibilidade já consagrada do modelo, o Novo Honda Accord estará disponível em duas versões: EX L4 2.4l com motor 4 cilindros em linha DOHC i-VTEC e 16 válvulas e EX V6 3.5l com motor 6 cilindros em V SOHC i-VTEC e 24 válvulas. Um dos grandes destaques da nova geração é a tecnologia inovadora utilizada na produção de seu subchassi que consiste na junção de aço e alumínio, proporcionando uma estrutura mais segura em caso de colisão frontal. Outro ponto de destaque é a nova suspensão dianteira McPherson com coxim ativo que melhora a estabilidade, além de reduzir o ruído e a vibração interna.

Nova Tecnologia Accord

O modelo traz de série itens novos desejados pelos consumidores como as lanternas traseiras com leds e o viva-voz HFT (Hands Free Telephone) Bluetooth. Ambas as versões são equipadas também com câmera de ré multivisão (traseira, angular e de cima para baixo), além de assistente de subida em ladeiras HSA (Hill Start Assist), sensores de estacionamento traseiros, para-brisas acústicos e acendimento automático de faróis. Contam também com sistema ECON, que ativa a função de assistência à condução econômica. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível.

A versão top de linha (V6) recebeu também iluminação dos faróis dianteiros em led através de um canhão duplo que compõe o conjunto do farol baixo; sistema inteligente de abertura das portas e acionamento da ignição sem chave; além do exclusivo dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica ao lado direito do veículo.

Motorização

O Novo Honda Accord está disponível em duas opções de motorização com tecnologia Earth Dreams, que combina um motor com alta eficiência, baixo consumo e respeito ao meio ambiente: 2,4 litros de 4 cilindros em linha de DOHC i-VTEC, 16 válvulas e 175 cv e também a 3,5 litros V6 V SOHC i-VTEC, 24 válvulas e 280 cv. O sistema i-VTEC é projetado para oferecer um excelente desempenho em qualquer rotação e, com o VCM, a aceleração atinge a máxima eficiência com baixo consumo.

A versão L4 é acoplada a uma transmissão automática de 5 velocidades enquanto a versão V6 oferece caixa automática de 6 velocidades. Na versão EX V6, o grande destaque fica para a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Este sistema pode ativar e desativar cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Quando o torque máximo é necessário, todos os cilindros estão disparando. Durante boa parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o Accord V6 seja operado com apenas três cilindros. O modelo vem equipado com tanque de combustível com capacidade de 65 litros.

Segurança

Oferecer a maior gama de funcionalidades de segurança ativa e passiva da história da Honda, esse é um dos objetivos do Novo Honda Accord. O veículo traz de série freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e Vehicle Stability Assist (VSA) com controle de tração.

Além disso, o uso de aço mais resistente na estrutura do automóvel melhora a proteção dos ocupantes em caso de acidentes em colisões frontais. Os itens de segurança também incluem seis airbags para ambas as versões, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros e de cortina laterais. O novo sistema do airbag lateral acrescenta ainda o SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas.

O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará à venda na rede de concessionárias Honda a partir de julho de 2013 nas cores Branco Pérola, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado.

Design Inovador

O estilo aerodinâmico do Novo Honda Accord é o mais sofisticado da história da marca. Seu exterior é composto por 55% de aço de alta resistência. Além disso, 17% do aço utilizado agora é fundido em altas temperaturas, o que contribui para uma maior robustez corporal e menor peso do veículo, beneficiando diretamente a condução, o silêncio interno, a eficiência e durabilidade em longo prazo.

O design do sedã ficou elegante e ousado, ainda mais com as novas rodas de liga leve de 16 polegadas para a motorização L4 e 17 polegadas para a V6; esta agrega ainda duas ponteiras de escapamento cromadas.

A versão EX V6 possui o sistema Smart Entry, dispositivo com sensor de aproximação que realiza a abertura e fechamento das portas, além de permitir a partida do veículo ao apertar o botão do painel (Start/Stop Engine).

Interior

Seu revestimento interno em couro oferece aos ocupantes do veículo alto padrão de refinamento. O interior do Novo Honda Accord combina o conforto acolhedor com uma impressionante gama de tecnologias. Entre suas características estão assentos dianteiros redesenhados com ajustes elétricos. Contribui para o aumento de conforto o ar condicionado com controle de temperatura dual-zone automático para ambas as versões. O modelo oferece acomodações para cinco passageiros e um espaço confortável de carga com maior versatilidade.

Os componentes eletrônicos auxiliam o motorista do Honda Accord a criar uma perfeita interface com o que há de mais moderno em tecnologia móvel. Todas as versões do Accord contam com viva voz HFT Bluetooth e tela full-color de 8 polegadas onde está localizada a central inteligente de informações i-MID. O sistema de áudio com entrada USB também é item de série, sendo que para a versão top de linha (EX V6) será oferecida a opção Premium, com 360W e subwoofer.

Chassi

Todos os aspectos do chassi do Novo Honda Accord foram revisados e redesenhados para proporcionar uma melhor experiência de condução. A já conhecida estrutura ACE agora é de nova geração e apresenta como benefícios a redução de peso e ao mesmo tempo o aumento de resistência e dissipação de energia em caso de colisão. Isso graças à maior quantidade de aço de alta resistência e do uso de tecnologia de última geração na estamparia e conformação a quente, que multiplica a resistência da chapa de aço para composição da estrutura da carroceria do veículo. Este processo é conhecido como Hot Stamp.

A tecnologia de suspensão do novo Honda Accord é a mais avançada de toda a história do modelo. As novas características, que tornam o modelo mais silencioso e ágil nas ruas da cidade e mais suave na estrada, incluem suspensão dianteira MacPherson, cuja leveza melhora a dirigibilidade. A nova subestrutura frontal de alumínio e aço reduz o peso e, em conjunto com a nova suspensão traseira multilink independente e a aerodinâmica cuidadosamente projetada da carroceria, proporciona redução ainda maior de ruído interno e vibração.

Outra novidade é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido caso o motorista tente movimentá-lo de forma que provoque instabilidade. O resultado é a redução do esforço na direção e do consumo de combustível, com melhor precisão e sensação de estabilidade.

Soldagem contínua

A Honda Motor Co. Ltd., anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que realiza a soldagem contínua de aço e alumínio, e que foi aplicada pela primeira vez no mundo no subchassi de um veículo de produção em massa, o Honda Accord. A tecnologia, chamada FSW (Friction Stir Welding), reduz o peso do veículo e, assim, aumenta a economia de combustível.

Além disso, a Honda estabeleceu um novo método para aplicação em produção. Convencionalmente, é necessário o uso de equipamentos de grandes dimensões, mas a empresa desenvolveu um sistema de soldagem contínua aplicada por um robô industrial altamente versátil.

Referência em qualidade e tecnologia

Importado dos Estados Unidos, o novo Honda Accord traz em seu DNA a tecnologia e eficiência do mais alto padrão de qualidade da marca. O modelo é produzido na planta de Marysville (Ohio) desde 1982, quando a Honda se tornou a primeira montadora japonesa a fabricar automóveis nos Estados Unidos, justamente com o ínicio da produção do Honda Accord. Desde sua inauguração, a unidade, que comemorou 30 anos de operação com o lançamento do Novo Honda Accord 2013, tem sido um dos centros de excelência em produção da Honda no mundo.

Atualmente a planta conta com 4.400 funcionários e possui capacidade para produzir 440.000 unidades por ano. Além do Honda Accord, nas versões sedã e coupé, na unidade é produzido também o sedã de luxo Acura TL, que está entre os primeiros veículos a receber a mais alta pontuação no ranking do “Top Safety Pick+”, desenvolvido pelo “Insurance Institute for Highway Safety”, a partir dos mais rígidos critérios de avaliação.

No estado de Ohio estão localizadas ainda outras três das mais avançadas linhas produção de veículos, motores e transmissão Honda no mundo, além de um dos seus mais modernos centros de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos. Um parque empresarial reconhecido e premiado, responsável pela produção de automóveis comercializados em mais de 100 países. Lá já foram produzidos mais de 15,3 milhões de automóveis.

Responsável pela criação de produtos e tecnologias avançadas desde o conceito inicial, desenvolvimento de protótipos, até o estado da arte em produção em massa, o Honda R&D Americas, Inc. (HRA), em Raymond (Ohio), é o maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Honda fora do Japão. Os engenheiros do HRA já desenvolveram mais de 20 novos modelos desde 1990 e são responsáveis pela criação de tecnologias inovadoras que possibilitam à Honda estar à frente em eficiência no consumo de combustíveis e segurança de seus produtos. A unidade conta com um túnel de vento com simulação computadorizada de altíssima tecnologia, que possibilita o desenvolvimento de avanços em eficiência aerodinâmica de novos veículos.

Também localizada em Ohio, na cidade de Columbus, está a Honda Research Institute, Inc. Na unidade são conduzidas pesquisas voltadas à utilização de nano-materiais como catalisadores, bem como ao desenvolvimento de materiais que contribuam para a conversão e armazenagem de energia. Estas pesquisas abrem novas possibilidades para o desenvolvimento de computadores, células solares e células de combustível muito mais potentes e compactos, assim como novos compostos de materiais para automóveis e aviões.

Acessórios

O Novo Honda Accord já conta com uma linha exclusiva de acessórios, criada para personalizar e oferecer ainda mais comodidade e sofisticação ao modelo.

São criados simultaneamente com o desenvolvimento dos novos lançamentos, garantindo excelência no desenvolvimento e exclusividade, seguindo a mais alta qualidade da tecnologia Honda.

Protetores de para-choque com acabamento cromado e friso de portas garantem maior comodidade no caso de pequenos arranhões. Os itens externos são complementados pelo defletor de chuva, para mais liberdade aos ocupantes do veículo.

Entre os acessórios internos, destaque para a personalização com versatilidade, como o tapete e bandeja de porta-malas de borracha. Para quem deseja um toque a mais de exclusividade, ainda a disponibilidade de dois modelos de soleiras de portas e iluminação interna.

 

Principais prêmios do setor automotivo internacional já conquistados pelo Honda Accord:

Autos.ca - Avaliação realizada pelo portal Autos.ca destaca as melhores características do sedan e o declara vencedor em teste de comparação.

Kelley Blue Book.com - Honda Accord é eleito pelo site automotivo Kelley Blue, em sua categoria, como o modelo com maior valor de revenda.

Best Cars - O veículo foi nomeado pela Car and Driver como o melhor em sua categoria.

Auto123.com - O modelo foi selecionado pelo portal Auto123 como carro do ano em 2013.

Wheels.ca - Modelo é eleito o Melhor Carro Familiar com valor abaixo de 30 mil dólares.

North American Car of the Year - Na América do Norte, o Honda Accord teve seus atributos avaliados e foi premiado como um dos três melhores automóveis da região.

AJAC - O sedan é eleito o modelo com características ideais para a família. Mais de 80 jornalistas avaliam e decidem o veículo na categoria menos de 30 mil dólares.

Autos.ca - O portal Autos.ca classifica os modelos para venda no Canadá e, com base em alguns fatores, elege o Honda Accord o Top Pick na categoria.

Kelley Blue Book - Eleito entre os 10 melhores carros para a família dos EUA, divulgado pelo site KBB - Kelley Bue Book.

AJAC - Mais de 70 jornalistas e fotógrafos do setor automotivo elegeram o Honda Accord como o que mais atende seus objetivos na hora da escolha de um automóvel.

Institute of Security Highway Safety - O instituto de segurança elege o Honda Accord como o modelo mais seguro e oferece ao modelo o Top Safety Pick 2013.

IIHS e NHTSA - Nota máxima na classificação de segurança NHTSA e IIHS, principais órgãos de análise prevenção de acidentes nos EUA.

All-Stars - Único sedan indicado para o All-Star, lista da revista americana Automobile Magazine, uma das principais dos EUA.

*Para acessar a ficha técnica do modelo, faça o download do release.

 

Mais Informações à imprensa (Produtos Honda)

Linkpress Assessoria e Comunicação

Confira a Galeria de Imagens

  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto
  • Galeria de Foto