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Honda anuncia preço da nova linha CG 160 versão 2016

Apresentada no início desta semana, novas motocicletas com motorização de 160cm³ marcam a nona geração do modelo

Publicado em 06/08/2015

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Apresentada no início desta semana, novas motocicletas com motorização de 160cm³ marcam a nona geração do modelo

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A linha de maior sucesso em toda a história da Honda no mercado brasileiro já tem preço público definido. Integrante da categoria street, a Honda CG 160 versão 2016 foi apresentada ao mercado brasileiro no início da semana, e passa a ser oferecida nas concessionárias da Honda em todo o país em dois modelos: CG 160 Titan e CG 160 Fan. Seus preços públicos sugeridos  são R$ 9.290,00 (CG 160 Titan) e R$ 7.990,00 (CG 160 Fan), com base no Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete ou seguro.

Histórico de sucesso

A família CG é sucesso absoluto do Brasil desde o seu lançamento no mercado, em 1976. Com a expressiva marca de mais de 11 milhões de unidades comercializadas ao longo de quase 40 anos de mercado, a CG encabeça a
lista de veículo automotor mais vendido do país, segundo informações da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 30.290 unidades (julho/15) da versão Titan.

Sempre buscando inovações dentro da categoria, a CG detém ainda o título de primeira motocicleta a ser oferecida com sistema bicombustível do mundo (FlexOne), além de ter sido o primeiro modelo de baixa cilindrada equipado com o sistema de freios CBS (Combined Brake System). Com a CG 160 versão 2016, a Honda aposta em sua tradição em oferecer produtos de alta qualidade e tecnologia, como forma de manter sua hegemonia no mercado nacional.

Líder com novidades

Com características únicas em seu conjunto, a nova linha CG 160 está muito mais moderna e potente. Nesta nova geração, a Honda traz uma motocicleta totalmente renovada para a linha de maior representatividade do mercado brasileiro. Seu desenvolvimento teve como premissa oferecer um produto inteiramente novo, mas que mantivesse toda a tradição e diferenciais que fazem desta a motocicleta mais querida do País e o modelo mais vendido pela empresa desde a implantação da fábrica de Manaus (AM), em 1976.

O novo design reflete o objetivo Honda de reforçar o conceito de esportividade e beleza em modelos para o uso diário, onde versatilidade, economia e segurança sempre foram as características mais marcantes e desejadas. O estilo da nova CG 160 versão 2016 está ainda mais moderno e jovial, com novos grafismos inspirados em modelos de maior cilindrada da marca. Visualmente, suas linhas estão mais avançadas e agradáveis. O modelo ficou mais imponente, com visual e folego extras para o uso no dia-a-dia dos grandes centros urbanos, seja para o lazer ou para o uso profissional.

Na CG 160 Titan, a carenagem do grupo ótico é nova, pintada agora na cor do tanque. Com traços levemente inclinados, remete a um estilo mais esportivo e aerodinâmico. Na CG 160 Fan permanece o formato atual, porém com acabamento injetado na cor preto fosco. Com lâmpadas de 35/35w, o farol proporciona iluminação eficaz para ambas as versões. As setas, discretas, estão acopladas nas laterais formando um conjunto simples e harmonioso.

O tanque de combustível manteve capacidade total para 16,1 litros, porém ganhou novo desenho nas duas versões, com linhas mais altas na parte superior, incluindo uma tampa esportiva de engate rápido, inspirada nos modelos de alta cilindrada. Na lateral, as semi-carenagens e defletores também são novos, com formas mais anguladas e vincos marcantes, que remetem a um conjunto mais encorpado. Na CG 160 Titan, as linhas são diferenciadas e ligeiramente maiores do que na CG 160 Fan.

Painel completo

O painel de instrumentos tem novo design na CG 160 Titan. As informações do visor digital estão dispostas para facilitar a leitura, incluindo computador de bordo, marcador de combustível, relógio, hodômetro total e parcial, além dos indicadores de farol alto, luzes de direção, injeção eletrônica e neutro. O grande destaque é a adoção de tacômetro, uma inovação desejada pelos clientes do modelo, segundo pesquisas realizadas pela marca. O painel da CG 160 Fan permanece com design atual e conta com velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, neutro, luzes de direção, farol alto e injeção eletrônica.

O assento da CG 160 Titan tem novo desenho e proporciona conforto e facilidade para pilotos de qualquer estatura. Suas linhas estão mais imponentes, com disposição em dois níveis, característico de motocicletas maiores e esportivas. A rabeta também foi redesenhada e ganhou linhas mais atuais. Ainda como novidades estão o suporte para placa e a alça para apoio do garupa em alumínio, removível.

O suporte de pedal do garupa,agora também em alumínio, tem novo posicionamento das pedaleiras, propiciando ainda mais conforto, principalmente nas viagens mais longas. O sistema de escapamento também foi remodelado
e a versão 2016 incorporou ponteira mais curta, de maior diâmetro, desenho mais afinado e ângulo de fixação mais alto. O resultado garantiu visual mais esportivo e imponente.

Destaque ainda para a adoção das novas rodas de liga leve da CG 160 Titan. Apresentadas em preto fosco e em design exclusivo, trouxe um toque diferencial ao modelo. Já a CG 160 Fan incorporou, a partir de agora, rodas de liga leve em preto fosco, antes utilizadas na versão EX.

Motor mais potente

Os novos modelos evoluíram não só visual como também no conjunto mecânico. A capacidade cúbica agora é de 162,7cm³, característica que proporcionou maior potência e torque ao desempenho geral. Segue novos conceitos Honda baseados na melhora da eficiência de combustão e economia, além da baixa emissão de poluentes na atmosfera.

Versátil e de baixa manutenção, o motor é do tipo monocilíndrico com sistema OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Seu desenvolvimento já está em total conformidade com a segunda fase do PROMOT4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que intensifica as regras para a diminuição dos gases tóxicos emitidos por veículos automotores a partir de 2016. Possui tecnologia FlexOne, possibilitando o abastecimento com etanol (álcool), gasolina ou com a mistura de ambos.

Um dos destaques do novo motor é a potência, que ganhou dose extra no desempenho. São 14,9cv a 8.000rpm se abastecido com gasolina, e 15,1 cv a 8.000 rpm com etanol. O torque máximo é de 1,40 kgf.m a 6.000 rpm e 1,54 kgf.m a 6.000 rpm, respectivamente.

Entre as novidades, estão também aspectos que serão úteis, principalmente, para procedimentos de manutenção.  Agora não é mais necessário desmontar o cabeçote para tirar o comando. Com isso, o acesso passa a ser feito por tampa lateral, tornando todo o trabalho mais rápido e simples. Esta modificação possibilitou que a altura do motor também diminuísse, formando um sistema mais compacto, apesar do aumento de sua capacidade.

Outra novidade é a localização da vareta de medição de óleo, antes ao lado da tampa de embreagem. Seu posicionamento agora está mais a frente, facilitando manuseio para verificação dos níveis do fluído.

O funcionamento do novo motor está ainda mais suave e linear. Isso porque, além de dois balanceiros, o eixo primário agora está apoiado em rolamentos na tampa lateral. Além disso, a saia do pistão está mais curta e a biela tem curso mais longo, o que garantiu um conjunto com áreas menores de atrito, com maior torque e potência em seu funcionamento.

Um detalhe importante é que, apesar de melhor eficiência e performance, o consumo de combustível foi otimizado. Testes iniciais revelaram que o novo propulsor, mesmo de maior cilindrada e mais potente, se mostrou até 8% mais econômico, dando mais autonomia ao modelo e sem a necessidade de paradas extras para o abastecimento em viagens mais longas.

A partida elétrica oferece maior conforto e comodidade ao motociclista que utiliza o modelo com frequência. Dotada de embreagem multidisco em banho de óleo, possui sistema de lubrificação do tipo forçado, por bomba trocoidal. Em ambas  as versões, o câmbio é de 5 velocidades, com transmissão final por corrente.

Praticidade e facilidade na pilotagem

No Brasil, a CG semprefoi conhecida por aliar robustez, confiabilidade e praticidade. É o modelo que mantém a preferência do público que necessita de um veículo econômico, prático e de fácil manutenção para o deslocamento no trânsito das grandes cidades. Seus atributos e características técnicas fazem desta a motocicleta mais popular do país.

O equilíbrio ciclístico sempre foi um dos principais pontos fortes da CG. Leve, todo o conjunto é extremamente eficiente e oferece uma pilotagem fácil e segura para os motociclistas menos experientes. Sua ergonomia permanece inalterada para o piloto, oferecendo total conforto. O chassi é de aço do tipo Diamond, e oferece boa rigidez contra torções. Mesmo em situações extremas, como vias em desnível ou buracos, a pilotagem com segurança fica garantida.

Mais uma novidade na CG 160 Titan é o pneu traseiro de perfil mais baixo e mais largo, com maior área de contato. Suas medidas são 100/80–18M/C REINF 59P para o pneu traseiro, e 80/100-18M/C 47P para o dianteiro. Na CG 160 Fan, os pneus permanecem com as mesmas especificações: 80/100-18M/C 47P (dianteiro) e 90/90-18M/C REINF 57P (traseiro).

A suspensão usa um garfo telescópico com curso de 135 mm na frente, e sistema de duplo amortecimento de 106 mm atrás. Os freios possuem disco dianteiro simples de 240 mm, e tambor traseiro com 130 mm.  O modelo CG 160 Titan conta ainda com a exclusiva tecnologia CBS (Combined Brake System). Quando o piloto utiliza o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente e a frenagem é distribuída de modo inteligente, frenando a motocicleta em uma distância menor e com mais estabilidade.

A CG 160 Fan 2016 é disponível nas cores vermelha, cinza e preta. Já a CG 160 Titan 2016 será comercializada nas cores vermelha, branca e preta. A garantia de ambas é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. 

Sobre o grupo Honda no Brasil - Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, os serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.

Mais Informações para a imprensa
(Motocicletas, Quadriciclos e Produtos de Força Honda)

 

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