Home » Blog » Honda Automóveis orienta motoristas para uma viagem de verão mais segura

Honda Automóveis orienta motoristas para uma viagem de verão mais segura

Publicado em 17/12/2013

‹‹ Voltar

thumb_26122013-honda-automoveis-da-dicas-de-manutencao-para-as-ferias.jpg

Final de ano, férias escolares e verão. Difícil ficar em casa com tantos motivos para aproveitar as festas e viajar. Pensando nos milhares de motoristas que estarão pelas estradas durante as próximas semanas, a Honda Automóveis do Brasil preparou algumas dicas úteis para uma viagem mais segura e sem surpresas desagradáveis.

A primeira recomendação é conferir se a tabela de manutenção preventiva que consta no Manual do Proprietário foi cumprida à risca. Nela constam informações indispensáveis como os prazos para realizar as revisões periódicas do automóvel, quando são analisados os sistemas de freios, direção, nível de óleo do motor e de fluídos em geral, motorização, iluminação, refrigeração, ventilação, desgaste e pressão dos pneus, além de alinhamento e balanceamento das rodas.

Algumas inspeções são simples, mas muito importantes, e podem ser feitas pelo proprietário do veículo a fim de identificar irregularidades. Entre elas, o nível do óleo. Com o motor frio e o veículo estacionado em piso plano, basta puxar a vareta do medidor que fica no compartimento do motor e checar se o óleo está entre o nível mínimo e máximo. Se estiver abaixo, é preciso trocar ou completar com o mesmo óleo indicado pela fabricante.
Outra dica importante é verificar se as lâmpadas externas (faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha ré e da placa de licença) estão funcionando corretamente. Esse cuidado é fundamental para uma condução segura, especialmente em percursos sob condições de visibilidade reduzida, como neblina, comumente encontrada nas serras e chuvas, também comum nessa época do ano.

Para facilitar a inspeção, a rede de concessionárias Honda oferece o Express Service. O programa tem como objetivo oferecer conveniência e agilidade na prestação de serviços rápidos e de baixa complexidade, como revisões — 10, 20 e 30 mil quilômetros —, troca de óleo, alinhamento, substituições de pastilhas e de lâmpadas. Todos os procedimentos não ultrapassam 90 minutos. 
Lembre-se:

Os pneus são o único contato do veículo com o solo e devem receber ainda mais atenção, principalmente neste período de viagens e tráfego de serra. O ideal é que sejam calibrados uma vez por semana e ainda frios, ou seja, devem rodar menos de 3km até a parada para calibragem. O estepe também deve ser calibrado periodicamente.

Outro ponto a ser observado é a hora de trocar os pneus. Todos contam com indicadores de desgaste chamados TWI (Tread Wear Indicator), que são saliências de borracha nos sulcos. Quando o pneu está desgastado a ponto de atingir esta saliência, precisa ser substituído imediatamente. 
 
E para evitar problemas de visibilidade em dias de chuva, verifique se todos os limpadores de pára-brisas estão funcionando corretamente e se o seu reservatório de água está em dia. Prestar atenção à data de validade do extintor de incêndio e manter as ferramentas e o triângulo de segurança em bom estado são providências que também devem estar no check-list. E isto vale para qualquer época do ano, assim como não consumir bebidas alcoólicas se dirigir.

Mais Informações para a imprensa (Produtos Honda):

Linkpress Assessoria e Comunicação

 

Confira a Galeria de Imagens

  • Galeria de Foto