Honda lança GL1800 Gold Wing Celebration Edition no Bikefest Tiradentes
Tradicional evento de motociclistas em Minas Gerais é palco da apresentação do modelo 2015 no Brasil, que comemora 40 anos de sua produção mundial
Publicado em 16/06/2015
A Honda preparou uma surpresa especial para o publico que comparecer à vigésima terceira edição do Bikefest, que acontece de 24 a 28 de junho, na cidade de Tiradentes (MG): o lançamento da nova GL1800 Gold Wing “40th Anniversary”. O modelo chega ao Brasil na nova e exclusiva cor branca pérola, e traz emblemas comemorativos aos 40 anos do inicio de sua produção mundial, em 1974.
A versão 2015 da GL1800 Gold Wing conta com características ciclísticas e mecânicas que a consagraram nos principais mercados, além de conceitos inovadores como, por exemplo, o airbag (foi a primeira motocicleta da história a receber o sistema). Além disso, possui três compartimentos com capacidade total de 150 litros para transporte de carga e objetos de uso pessoal, característica ideal para os motociclistas que procuram por conforto e comodidade na pilotagem, principalmente em viagens.
Entre seus principais destaques, um sistema surround SRS com conexão para iPod ® e alto-falantes potentes: piloto e garupa têm a possibilidade de acessar, via iPhone ® ou pen-drive na entrada USB , arquivos de áudio nos formatos MP3, WMA e AAC. Um display digital localizado no painel da motocicleta mostra informações e configurações de uso ao simples toque de teclas localizadas próximas às manetes do guidão.
Amplo e completo, o painel de instrumentos possui leitura digital para o hodômetro (total e parcial), relógio, medidor de temperatura ambiente e indicador de abertura dos compartimentos de bagagem. Já o velocímetro, tacômetro, nível de combustível e temperatura do motor tem visualização analógica. Teclas próximas às manetes permitem ao piloto a possibilidade de acionar o cruise control, regular a altura do farol, ajustar a altura da suspensão e também acionar a marcha a ré elétrica, útil para facilitar manobras de estacionamento.
Seu visual de linhas marcantes e exclusivas, é referência na categoria Touring, e desperta a atenção por onde passa. Na dianteira, o conjunto óptico é amplo e conta com uma boa proteção do para-brisa frontal alto. Nas laterais, as carenagens estão totalmente incorporadas ao conjunto, sem sobressaltos, com design moderno e estilo imponente. Na traseira o grande atrativo são os três bauletos, dois fixados em cada lateral, e um maior localizado logo atrás ao assento do garupa.
Desempenho e equilíbrio
A GL1800 Gold Wing edição comemorativa “40th Anniversary” mantém desempenho, segurança e alta tecnologia, características que a marcaram ao longo de sua história. O motor, com uma das maiores capacidades cúbica entre os disponíveis no mercado mundial, possui sistema OHC (Over Head Camshaft), seis cilindros contrapostos, 12 válvulas, e 1.832 cm³, além de arrefecimento a líquido. A potência é de 118 cv a 5.500 rpm, com torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. O sistema de injeção eletrônica é o PGM-FI (Programmed Fuel Injection) com unidade ECU (Electronic Control Unit).
O chassi é do tipo Diamond construído em alumínio. A suspensão dianteira utiliza garfo telescópico de 140mm e sistema anti-mergulho, que controla a dianteira em frenagens mais bruscas, reduzindo o efeito de "rebaixamento" da frente trazendo mais segurança. A suspensão traseira é do tipo Pro-Link, com balança de alumínio, e tem 105 mm de curso total com possibilidade de ajustes eletrônicos na pré-carga da mola.
Os freios utilizam as tecnologias ABS (Antilock Brake System) e DCBS (Dual Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas e distribuem eletronicamente a carga de acionamento dos freios. À frente, disco duplo de 296mm com cáliper de três pistões. Na traseira, disco simples de 316mm.
A edição comemorativa da Honda GL1800 Gold Wing 2015 “40th Anniversary” será importada do Japão e estará disponível na rede Honda Dream a partir deste mês apenas na cor branca pérola, exclusiva desta edição comemorativa. O preço público sugerido é de R$99.900,00 e tem como base o Estado de São Paulo. Não estão inclusas despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Tradição e sucesso em 40 anos de história
Símbolo de conforto e tecnologia, a primeira Gold Wing surgiu em 1974 e nasceu com uma proposta diferenciada. Batizada de GL1000 KO, seu estilo pouco lembrava o modelo 2015 e a própria categoria Touring. Porém, já representava um projeto de conceito ousado e ambicioso para a época.
Com a GL1000KO, a ideia era mostrar ao mundo a motocicleta mais fantástica e exclusiva já fabricada pela Honda. Todo o desenvolvimento, no entanto, teve início em 1972 e ficou a cargo de Toshio Nozue, responsável também pelo projeto da lendária CB750, lançada em 1969.
Uma equipe chefiada por Soichiro Irimajiri desenvolveu o protótipo M1 (também conhecido como Projeto 371). Com um motor de 1470cc foi considerada a grande precursora da Gold Wing. Após estudos e muito desenvolvimento, o modelo GL1000 KO fez sua primeira aparição pública durante o Salão de Colônia em 1974, na Alemanha, já como modelo de série e pronto para comercialização.
Seu sucesso foi instantâneo. Com um robusto motor de 999 cm³ e 80 hp a 7500 rpm, a GL1000 KO deu inicio a um legado de sucesso que, ao longo destes 40 anos, transformou a Gold Wing em uma referência de luxo, conforto, tecnologia e segurança. Em todos os mercados em que há sua comercialização, a GL1800 Gold Wing representa não apenas um modelo com ótima performance de vendas, mas também traz toda a tradição da Honda em oferecer produtos inovadores com qualidade e sofisticação.
Sobre o grupo Honda no Brasil - Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas. Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014. Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, os serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.
Mais Informações para a imprensa
(Motocicletas, Quadriciclos e Produtos de Força Honda)