Nova Honda CBR 500R: a porta de entrada para as esportivas
Modelo sport traz visual inspirado nos modelos de competição e combina boa maneabilidade, potência e com preço acessível
Publicado em 14/02/2014
Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, incrível potência e pilotagem emocionante. Referência neste mercado, a Honda já está comercializando o seu modelo esportivo de entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta performance com condução fácil, perfeita para quem está procurando a sua primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca, respeitado em todas as pistas do mundo.
Além destes atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de R$ 23 mil, na versão standard.
Beleza e alta performance
A carenagem, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W, que oferece boa visibilidade em qualquer condição. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros.
Os semi-guidões proporcionam uma pilotagem próxima às dos modelos de pista e enfatizam toda a emoção e estilo sport. A altura do assento é de 785 mm e suas medidas são as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x
(L) 740 mm x (A) 1.145 mm, distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS).
Versatilidade, maneabilidade e ótima performance, com condução agradável e prazerosa em qualquer situação são as marcas registradas da CBR 500R. O modelo compartilha uma base em comum com os outros modelos da família, com chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra.
O desempenho, tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.
Os pistões são forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente.
As respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema de alimentação eletrônico PGM-FI (sistema de injeção programada de combustível), que envia ao motor o volume ideal de combustível para cada faixa de rotação, melhorando a eficiência e criando um excelente equilíbrio entre máxima potência e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa.
Aliado a este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.
No tocante à suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas.
A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.
Ainda no quesito conforto, o painel de instrumentos é totalmente digital e de fácil leitura, que traz – além do velocímetro - conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor, que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.
As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta é desenhada, em estilo esportivo. O banco de dois níveis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta. Isto colabora para execução de manobras mais rápidas e que exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.
Para oferecer total controle da pilotagem, a nova integrante da família CBR está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. O modelo também chega com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System - Sistema de Segurança de Ignição Honda).
Família de sucesso
A família 500cc conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB 500F, naked, e a CB 500X, crossover, que tem previsão de lançamento para este ano. Com os lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem conforto, potência e segurança para todos os públicos e se firmar como líder absoluta no mercado de alta cilindrada.
Já disponível na rede de concessionárias, a CBR 500R será oferecida nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).
Ficha Técnica
Item |
CBR500R |
Alimentação |
Sistema de injeção eletrônica |
Altura do assento (mm) |
790 |
Ângulo de Caster / Trail (º /mm) |
25,5 / 101,9 |
Bateria (V / Ah) |
12 / 8,6 |
Capacidade do tanque (litros) |
15,7 (2,8 de reserva) |
Óleo do motor (litros) |
3,2 (2,7 para troca) |
Chassi |
Aço, tipo Diamond |
Consumo (km/l) (WMTC mode) |
27 |
Diâmetro x curso (mm) |
67 x 66,8 |
Dimensões (C x L x A) (mm) |
2.075 x 740 x 1.145 |
Distância entre eixos (mm) |
1.410 |
Distância mínima do solo (mm) |
140 |
Embreagem |
Multidisco / banho de óleo |
Farol (alto/baixo) (W) |
1 lâmpada halógena H4 60 / 55 |
Freio dianteiro |
Disco Wavy 320mm / 2 cálipers |
Freio traseiro |
Disco Wavy 240mm / 1 cáliper |
Motor |
DOHC, bicilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido, 471 cc |
Peso seco (kg) |
181 (183 na versão ABS) |
Pneu dianteiro |
120/70 - ZR17M/C |
Pneu traseiro |
160/60 - ZR17M/C |
Potência máxima (CV/rpm) |
50,4 x 8.500 |
Relação de compressão |
10,7: 1 |
Sistema de partida |
Elétrica |
Suspensão dianteira |
Telescópica |
Suspensão traseira |
Braço oscilante Pro-Link |
Torque máximo (Nm/rpm) |
4,3 x 7.000 |
Transmissão |
6 velocidades |
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